segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1 mês em Portugal!


É... Já se passou um mês desde que cá cheguei (agora faltam mais 9 pelo menos...). Nesse meio tempo me deparei com lugares novos, novas pessoas, um novo mundo pode-se dizer... Várias coisas diferentes, outras parecidas. Conheci pessoas de várias nacionalidades (turcos, romenos, chineses, espanhóis e portugueses, claro!), a ponto de perceber que preciso melhorar meu inglês --', mas tbm que ele não tá tão ruim como eu pensava =D. Fiz novos amigos. Mas além dos novos fiquei feliz em perceber que meus velhos amigos (e quais deles) vão sempre estar comigo, não importa a distância *-*


Pude também conhecer as belezas da Capital Portuguesa, onde o novo e o velho se misturam, onde música, história e arquitetura estão sempre presentes. É realmente um lugar que valeu a pena ter vindo de tão longe para ver...


Hoje percebo que um intercâmbio é muito mais do que um encontro com uma nova cultura, mas é também um encontro com vc mesmo, se vê com mais clareza, seu limites, possibilidades, capacidade de adaptação,  percebe melhor as coisas que são realmente importantes na sua vida.

É também com muita SAUDADE que escrevo aqui, pois estou cá a 1 mês longe das pessoas mais importantes da minha vida que é minha família e amigos mais "chegados" (como se diz em bom pernambucanês...).

Agradeço a Deus por essa oportunidade maravilhosa e peço também forças para continuar essa jornada. =D

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Voando para longe...

Meu voo foi dia 7 de setembro, coincidência no dia da comemoração de nossa independência de Portugal, lá estava eu partindo para as terras lusitanas... Acabei saindo de casa um pouco mais cedo,  no dia 5 de setembro, rumo a Recife de onde partiria meu voo. Até aí "a ficha ainda não havia caído", não percebia quanto tempo demoraria para estar na minha casa novamente.

Depois de 1 semana arrumando a mala, consegui colocar todas as minhas coisas numa única mala com 30 Kg (depois de colocar e retirar as coisas várias vezes de uma forma e outra... consegui esse feito!), sabia que quanto mais malas levasse mais difícil seria para carregar quando chegasse a Lisboa... Sim meu destino era a capital portuguesa! Mas até aquele momento eu não havia parado para pensar quão longe estava indo... Também não podia esquecer de enfeitar a mala para que pudesse identifica-la na esteira do aeroporto. Pois, lá estava eu partindo para Recife (e depois para Lisboa) com minha mala cheia de fitas rosa pink (risos)...



Cheguei ao aeroporto fiz o check-in e despachei minha mala... Agora era só esperar o embarque e a decolagem. Até ai corria tudo bem... Problemas surgiram com minha bagagem de mão, no momento que passei pela fiscalização brasileira tive que retirar meu notebook da bolsa (que tinha colocado a muito custo...) para que passasse sozinho na máquina de raio X. Resultado: tive que retirar praticamente todas as coisas dentro da bolsa para conseguir colocá-lo novamente =/ e mais acabei quebrando o zipper ao tentar fechá-la.

Portanto, fica a dica: nunca leve uma bagagem de mão muito cheia, pois provavelmente terá que retirar todos os líquidos e eletrônicos ao passar pela fiscalização.

A decolagem: como era minha primeira vez é impossível descrever o quanto fiquei nervosa... Nunca tive tanto medo na minha vida... Mas também nunca havia visto nada tão lindo como Recife de cima a noite (outra coisa que é impossível descrever), queria poder ter tirado foto, mas todos os eletrônicos devem ser desligados =/

O restante do voo foi tranquilo, sem muitas turbulências. O serviço de bordo da TAP também é muito bom e a comida no avião, ao contrario do que dizem, não foi nada ruim =D Além disso, encontrei algumas pessoas do Ciência sem Fronteiras no voo também =)

Ao desembarcar passei tranquilamente pelo SEF. Tive um alívio enorme ao ver minha mala na esteira... Lá estava ela inteira sem nem sequer um "arranhão". O difícil foi tirar aqueles 30 Kg da esteira, mas isso é só um detalhe rsrsrs.

Quando saí pelo portão, logo encontrei Patrícia, Ruy e Lara que iriam. Por fim, tinha corrido tudo bem!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quem sou...

Olá... Sou Luana, 17 anos, aluna de Eng. de Biotecnologia e Bioprocessos (não faça essa cara de "?", em próximas postagens explico um pouco do curso e da área também), irei passar uma temporada de estudos em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa. Sou estudante do Programa Ciência sem Fronteiras do governo brasileiro.

Estou começando a escrever esse blog, a pedido de muitos amigos que queriam saber das novidades do outro lado do atlântico, mas também como uma forma de ajudar a muitos (que como eu no início) ficam perdidos ser saber o que tanto é necessário para começar um intercâmbio.

Agora, depois de 3 meses procurando documentos, resolvendo burocracias, posso dizer que tenho um tempo pra relaxar, pelo menos até meu voo amanhã... Quando chegar lá começa tudo de novo =/... Mas com certeza tanto esforço vale a pena no final (e espero que durante também).

Essa é primeira de muitas postagens com informações, fotos, detalhes... E agora, você leitor, embarca comigo nessa viagem, espero que goste :D